Cofres Monoblocos TecnoPorta
Os cofres de parede são considerados aqueles cofres projetados para serem alojados fora das paredes, ou seja, dentro do volume útil dos edifícios, portanto, fornecidos com orifícios na parede traseira e / ou na base para ancoragem à parede e / ou piso, e têm a característica de ter como objeto de atenção, no que diz respeito à armadura, além da porta também as demais paredes, que podem ser simples ou duplas e preenchidas com material ignífugo ou com conglomerado cimentício, e onde o peso é fator determinante para os fins para salvaguardar a sua remoção.
Além disso, com a solução móvel é possível ter graus de segurança significativamente maiores em comparação com as soluções a serem encalhadas, mas com custos muito mais elevados..
Esta solução oferece as seguintes vantagens:
Maior capacidade dos seus compartimentos utilizáveis, tendo como limitação a escolha exclusiva do local onde o colocar.
Menor transtorno durante a fase de instalação (mesmo para apartamentos acabados).
Em caso de mudança, possibilidade de transporte a custos acessíveis. (Sempre em relação ao peso)
Esta solução oferece as seguintes desvantagens:
Com o mesmo custo, oferece maior vulnerabilidade a roubos (muitas vezes as paredes não são reforçadas proporcionalmente à porta e um peso não considerável determina um fator de fraqueza).
É penalizante do ponto de vista estético e geral. (com maior significado em residências e escritórios).
Sistemas de Fechaduras
Quanto aos sistemas de bloqueio utilizados tanto para cofres de parede como móveis, deve-se notar que a escolha será ditada mais por necessidades de praticidade do que por necessidades de segurança, de fato, a inviolabilidade de um sistema de bloqueio, em comparação com outro, depende mais da qualidade do produto do que de seu princípio de funcionamento.
Dito isso, podemos prosseguir para analisar os vários sistemas de bloqueio:
Sistema chave
Entende-se por sistema de chave todos os dispositivos que utilizam, para a sua abertura, um objeto externo ao próprio cofre que deve ser introduzido ou aproximado deste, cujo funcionamento pode ser mecânico, magnético, elétrico ou ondulatório. eletromagnético. As vantagens são constituídas pela extrema praticidade de uso. As desvantagens são a obrigação de guardar a chave para evitar que caia em mãos indesejadas. Qualquer alteração da encriptação (combinação da chave), caso seja necessário, deverá ser efetuada por pessoal especializado com óbvios custos adicionais.
Sistemas de combinação mecânica
Entendemos por sistemas de combinação mecânica todos aqueles sistemas que, por meio de códigos numéricos ou alfanuméricos, que podem ser montados por meio de rotores inseridos na porta do cofre, determinam sua abertura. As vantagens oferecidas por este sistema destacam-se na falta de obrigatoriedade de guarda de uma chave, na possibilidade de o usuário alterar a criptografia inúmeras vezes sem custos adicionais e na grande confiabilidade de operação ao longo do tempo. As desvantagens: sendo exigida uma certa habilidade manual, para alguns usuários com pouca habilidade manual, limita a praticidade de uso.
Entende-se por sistemas de combinação eletrónica todos aqueles sistemas que, por meio de códigos numéricos ou alfanuméricos, transmitidos por circuitos eletrónicos, que podem ser montados através de um teclado de pressão aplicado na porta do cofre, determinam a sua abertura. Do ponto de vista da segurança, é bom que o princípio de operação de destravar as travas não use simplesmente um eletroíman, mas um medidor acionando um pequeno motor elétrico. As vantagens: o sistema de combinação eletrônica deve ser considerado o mais prático entre os modelos disponíveis no mercado até o momento, conseguindo eliminar as desvantagens tanto do sistema de chave quanto do sistema de combinação mecânica. As desvantagens: este sistema, sendo composto por componentes eletrônicos, não possui aquelas características de extrema confiabilidade encontradas em sistemas mecânicos, especialmente em ambientes particularmente húmidos.
Por sistemas de chave e combinação, entendemos aqueles sistemas que consistem na combinação de dois dos sistemas já vistos até agora. Este sistema é particularmente útil em todos os casos (especialmente locais de trabalho) em que o acesso ao cofre deve ser regulamentado, ou seja, nos casos em que é necessário inibir temporariamente o acesso ao cofre, mesmo para aqueles que normalmente têm acesso livre. Acesso. (Ex .: secretárias). As vantagens: o sistema de chave e combinação, como a soma de dois sistemas de travamento, deve ser considerado o mais seguro contra roubo, além de solucionar problemas logísticos, como já vimos acima. As desvantagens: o sistema de chave e combinação, como a soma de dois sistemas de travamento, também somam grande parte das desvantagens de cada sistema de travamento utilizado, eliminando as vantagens, por isso não é recomendado para uso em residências ou naqueles lugares onde uma logística específica não justifica seu uso.